O seu browser nãoéo mais indicado para ver este site porque não suporta Javascript. Actualize-o por favor.
 
LADPM - Liga dos Amigos do Douro Património Mundial
Eventos em destaque
Início | Eventos
22-09-2014
DOURO PATRIMÓNIO MUNDIAL Dissonâncias e Consonâncias

DOURO PATRIMÓNIO MUNDIAL
Dissonâncias e Consonâncias


Cerimónia pública de entrega de Prémios da 2ª Edição do Concurso Escolar
Promovido pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial - LADPM, em parceria com a Missão Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte - CCDR-N.

DOURO PATRIMÓNIO MUNDIAL
Dissonâncias e Consonâncias

Foram entregues, no passado sábado, em cerimónia pública que decorreu no Museu do Douro, na Régua, os prémios aos vencedores do concurso escolar “Douro Património Mundial – Consonâncias e Dissonâncias”, promovido pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial - LADPM, em parceria com a Missão Douro da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte - CCDR-N.
O concurso, que se desenvolveu durante o ano letivo 2013-2014, mereceu o interesse da comunidade escolar do Alto Douro Vinhateiro, tendo envolvido cerca de 300 alunos do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário na sensibilização para a temática da preservação e salvaguarda do Douro Património Mundial. O júri foi constituído pela LADPM, a CCDR-N, Museus do Douro, do Côa e de Lamego e pela Direção Regional de Educação Norte. Atribuíram dois prémios por cada um dos ciclos e por cada uma das categorias. Participaram alunos dos Agrupamentos de Escolas de Carrazeda de Ansiães, Murça, Alijó, Torre de Moncorvo, Lamego, João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa, Sabrosa e Vila Real. Os premiados receberam sofisticadas tabletes de última geração com o sistema androide.
O dia de sábado foi vivido numa festa de consagração, com os alunos que aderiram à iniciativa a gozar de um programa específico, que além da cerimónia de entrega de prémios, envolveu um Concerto, por Miquel Bernart, (percussionista),"Dissonâncias". ouvido com atenção e respeito, após as explicações sobre o papel das dissonâncias na produção da harmonia musical. Ainda, um passeio de comboio ao Pinhão e regresso à Régua em cruzeiro no Douro com atravessamento da eclusa de Bagaúste. Duas viagens inéditas para a grande maioria que muito a apreciaram.
No final os responsáveis pela Liga, destacaram o papel da comunidade educativa, representada pelos docentes, com uma palavra de agradecimento, porque foi patente, no testemunho dos alunos, que se tratou de uma ação bem conseguida e apelativa para todos os que nela participaram. A LADPM, bem como a CCDRN que apoiou a iniciativa, comprometeram-se a dar continuidade no futuro a ações que levem a um maior empenhamento de todos, na salvaguarda deste bem tão precioso – que é o Alto Douro Vinhateiro, sem dúvida, uma das paisagens vivas e evolutivas, mais belas do mundo.




Retroceder para a página anteriorImprimir esta PáginaVoltar ao topo da página
 
© 5777 LADPM. Termos de Utilização powered by Glups