Transformar o Douro

“Transformar o Douro, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, tornando a cultura da escola o catalisador da mudança” é o tema do sétimo curso de formação que a Liga realiza em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , nos dias 17 e 24 de fevereiro e 2 de março. Esta ação de formação de professores de todos os grupos está acreditada e disponibilizará aos formandos ferramentas e metodologias educativas, que permitirão reforçar o seu compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No dia 17 de fevereiro e 2 de março as sessões decorrerão no campus da UTAD, enquanto no dia 24 de fevereiro terá lugar uma visita ao Douro repartida em duas etapas.

Ler Mais
DOURO E outras cores

A apresentação do livro “DOURO e Outras Cores” da autoria de João Paulo Sotto Mayor, será efetuada por Teresa Andresen e Jorge Dias, no dia 9 de março pelas 14 h 30 na Ucanha, data da Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Douro.

O livro reúne um conjunto de fotografias, ao qual o autor decidiu juntar citações e extratos de poesia de autores consagrados, que na opinião do autor, amam ou amaram o Douro. Sete elementos compõem o Douro, segundo o entendimento do autor: o TEMPO, sem princípio e sem fim; o SILÊNCIO, que habita nos espaços perfeitos; o RIO, a quem as leis do universo ensinaram o caminho; a VINHA, a fonte do espírito que o homem fez brotar das entranhas da terra; o HOMEM, que se não existisse, nada faria sentido; o XISTO, a matéria telúrica perfeita; a COR, que justifica este livro. O autor publica algumas imagens de cada um destes elementos, para que ajudem a confirmar este seu entendimento.

Ler Mais
DOURO: CAMINHOS DO CONHECIMENTO

No âmbito das comemorações do Douro Património Mundial, a Liga promoveu no dia 14 de dezembro em Mesão Frio, em colaboração com a CCDR-N, um debate com o objetivo de identificar temas que deverão ser objeto de reflexão e indicar caminhos do conhecimento para dar resposta aos principais desafios com que o Douro se confronta.

Ler Mais
Coleção Serigrafias Coleção Douro, 20 anos de Património Mundial

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial propôs-se assinalar os vinte do Douro Património Mundial, um importante momento da história da região com uma iniciativa muito especial, única e de excelência. Foi lançada uma coleção de serigrafias – Coleção Douro, 20 anos de Património Mundial -, resultado do contributo gracioso de 12 artistas cuja vida, de uma forma ou de outra, se tenha cruzado com o Douro. 

Ler Mais
Portugal 2030: Que oportunidades para o Douro?

O início de um novo período de programação de fundos europeus foi o mote do segundo debate de um ciclo promovido pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial de reflexão sobre as oportunidades para dar resposta aos problemas complexos do Douro. Desta forma, a Liga continua a contribuir para uma reflexão sobre os temas centrais que se colocam ao seu desenvolvimento. Os oradores convidados e o debate suscitado sublinharam os problemas específicos do Douro e a necessidade de os instrumentos de política serem ajustados a esta especificidade e de as soluções envolverem a sociedade civil. A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considerou que a mudança do território começa no próprio território. A título de exemplo, referiu que o sonho da linha do Douro será possível porque a sociedade se uniu e mobilizou. Miguel Cadilhe, complementou, sublinhando o papel da Liga na petição enviada à Assembleia da República em defesa da linha do Douro enquanto projeto estruturante para a Região.

Ler Mais
Ciclo de debates // Novos desafios para o Douro – Portugal 2030: Que oportunidades para o Douro?

Portugal 2030: Que oportunidades para o Douro?

Num momento em que se inicia um novo período de programação de fundos europeus, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial vai promover no Museu do Douro na Régua um segundo debate inserido no ciclo de debates “Novos Desafios do Douro”.
Terá como mote o Portugal 2030 e as oportunidades que se perspetivam para o Douro que, a exemplo de outras regiões europeias, debate-se com problemas complexos que exigem uma discussão aberta e participada.
Desta forma, a Liga pretende contribuir para uma reflexão e perspetivar soluções para alguns dos temas centrais para o Futuro da Região do Douro.

Ler Mais
Ciclo de debates // Novos desafios para o Douro – Que futuro para a ferrovia do Douro?

Que futuro para a ferrovia do Douro?

Refletir sobre os principais desafios do Douro é o mote de um ciclo de debates que a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial vai promover no Museu do Douro na Régua. A região do Douro, a exemplo de outras regiões europeias, debate-se com problemas complexos que exigem uma discussão aberta e participada, os quais devem ser discutidos sem limitações. Desta forma, a Liga pretende contribuir para uma reflexão sobre a região e perspetivar soluções para alguns dos temas centrais para o desenvolvimento da região.

Ler Mais
Serigrafias // Colecção Douro, 20 anos de Património Mundial

Teve início em 14 de dezembro de 2021, a celebração da importante efeméride dos 20 anos da inscrição, pela UNESCO, do Alto Douro Vinhateiro na lista de Património Mundial. 

Apesar dos importantes desenvolvimentos que o Alto Douro Vinhateiro teve ao longo dos últimos 20 anos, os desafios são enormes e o caminho da convergência com os padrões médios nacionais e europeus, ainda se revela muito longo.

Ler Mais
5.º Curso de Formação de Professores para a Preservação e Valorização do Douro Património Mundial

Dando continuidade ao projeto proposto pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial (LADPM), no passado mês de julho, decorreu na UTAD o “5.º Curso de Formação de Professores para a Preservação e Valorização do Douro Património MundialDurante quatro dias, a preservação e valorização do Douro Património Mundial, que este ano celebra o seu 20.º aniversário sobre a atribuição da classificação pela UNESCO, partilharam-se informações, procedimentos e opiniões, cuja síntese anexamos.

Ler Mais
Evento // CONVERSAS 9ª Sessão “Às quintas no Douro”: “As arquiteturas da paisagem”, dia 1 de julho de 2021

Uma reflexão sobre o Douro Património Mundial.

Na próxima quinta-feira, dia 1 de julho, pelas 18h, até às 19:15h, decorrerá a 9ª Sessão do novo ciclo de conversas “Às quintas no Douro”. As arquiteturas que também são paisagens, vão ser ponto de partida a explorar numa conversa que conta com a participação de Robert Manners Moura, Natália Fauvrelle, Teresa Andresen, Carlos Fonseca e moderação de Fernando Seara.

Ler Mais