Portugal 2030: Que oportunidades para o Douro?
Num momento em que se inicia um novo período de programação de fundos europeus, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial vai promover no Museu do Douro na Régua um segundo debate inserido no ciclo de debates “Novos Desafios do Douro”.
Terá como mote o Portugal 2030 e as oportunidades que se perspetivam para o Douro que, a exemplo de outras regiões europeias, debate-se com problemas complexos que exigem uma discussão aberta e participada.
Desta forma, a Liga pretende contribuir para uma reflexão e perspetivar soluções para alguns dos temas centrais para o Futuro da Região do Douro.
Graças aos fundos europeus, o Douro oferece hoje melhores infraestruturas de saúde, de educação, de natureza social e de conetividade rodoviária. Contudo, o Futuro convoca novas dinâmicas para a Região, que passam pelo conhecimento e inovação, pela conetividade digital, mas também pela resposta às alterações climáticas e a preservação do bem.
A sustentabilidade económica e social da Região exige pensar estratégias que se traduzam no aumento do valor acrescentado do vinho e da paisagem, na criação de bens e serviços diferenciados de elevado valor e a aposta numa diversificada carteira de atividades económicas, considerando mercados cada vez mais globalizados e competitivos, o que reforça a aposta na inovação e o desenvolvimento de novos conceitos e marcas.
Os desafios do Douro passam também pela promoção do turismo e da gastronomia ligados a uma narrativa cultural, assente nas estruturas locais existentes e potenciando a marca UNESCO. Por outro lado, importa também refletir sobre a valorização do desenvolvimento sustentável aos quais a cultura adiciona um valor acrescido, mediante expressões culturais e práticas artísticas, a preservação do património material e imaterial, e a promoção da diversidade cultural.
É neste contexto que, como mote deste segundo encontro, a Liga identificou a discussão do “Portugal 2030 e as oportunidades que perspetivam para a Região”. Esta reflexão terá lugar no sábado, dia 20 de maio pelas 14 horas e 30 minutos no Museu do Douro na Régua, contando com a presença de especialistas neste domínio e pretendendo mobilizar os durienses para um tema e oportunidade da maior relevância para o futuro do Douro.