Curso de Formação: “Douro: Laboratório de Sustentabilidade”

Liga dos Amigos do Douro Património Mundial tem vindo a dinamizar, nos últimos anos, diversas atividades de sensibilização sobre a preservação e valorização do património, entre as quais se destacam cursos de formação para professores de diferentes níveis de ensino.

A edição de 2025, uma vez mais realizada em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem como foco os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, perspetivando a Região como um Laboratório de Sustentabilidade. Este curso encontra-se acreditado na área das ciências da educação – educação e desenvolvimento, e destina-se a professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Ler Mais
Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, dia 29 de março na Quinta de Napoles

Hoje, o Douro está bem diferente – e para melhor. A Região está no mapa mundial dos vinhos de excelência, do Património Mundial e integra os principais roteiros de enoturismo. Inscrito na Lista do Património Mundial, reconhecidamente, é um Bem comum, cultural, pertença do mundo, que a todos nos compete valorizar.  

Para esta profunda mudança muito contribuiu uma nova geração qualificada, empreendedora e com ambição internacional, que aposta na diferenciação e em negócios inovadores e sustentáveis.

Ler Mais
Comemorações do Douro Património Mundial

No dia 14 de dezembro a Liga celebrará mais um aniversário do Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, promovendo um debate sobre a valorização da gastronomia do Douro e experiências gastronómicas, pensadas pelos chefs do restaurante Geadas.

Ler Mais
Transformar o Douro

“Transformar o Douro, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, tornando a cultura da escola o catalisador da mudança” é o tema do sétimo curso de formação que a Liga realiza em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , nos dias 17 e 24 de fevereiro e 2 de março. Esta ação de formação de professores de todos os grupos está acreditada e disponibilizará aos formandos ferramentas e metodologias educativas, que permitirão reforçar o seu compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. No dia 17 de fevereiro e 2 de março as sessões decorrerão no campus da UTAD, enquanto no dia 24 de fevereiro terá lugar uma visita ao Douro repartida em duas etapas.

Ler Mais
DOURO E outras cores

A apresentação do livro “DOURO e Outras Cores” da autoria de João Paulo Sotto Mayor, será efetuada por Teresa Andresen e Jorge Dias, no dia 9 de março pelas 14 h 30 na Ucanha, data da Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Douro.

O livro reúne um conjunto de fotografias, ao qual o autor decidiu juntar citações e extratos de poesia de autores consagrados, que na opinião do autor, amam ou amaram o Douro. Sete elementos compõem o Douro, segundo o entendimento do autor: o TEMPO, sem princípio e sem fim; o SILÊNCIO, que habita nos espaços perfeitos; o RIO, a quem as leis do universo ensinaram o caminho; a VINHA, a fonte do espírito que o homem fez brotar das entranhas da terra; o HOMEM, que se não existisse, nada faria sentido; o XISTO, a matéria telúrica perfeita; a COR, que justifica este livro. O autor publica algumas imagens de cada um destes elementos, para que ajudem a confirmar este seu entendimento.

Ler Mais
DOURO: CAMINHOS DO CONHECIMENTO

No âmbito das comemorações do Douro Património Mundial, a Liga promoveu no dia 14 de dezembro em Mesão Frio, em colaboração com a CCDR-N, um debate com o objetivo de identificar temas que deverão ser objeto de reflexão e indicar caminhos do conhecimento para dar resposta aos principais desafios com que o Douro se confronta.

Ler Mais
Coleção Serigrafias Coleção Douro, 20 anos de Património Mundial

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial propôs-se assinalar os vinte do Douro Património Mundial, um importante momento da história da região com uma iniciativa muito especial, única e de excelência. Foi lançada uma coleção de serigrafias – Coleção Douro, 20 anos de Património Mundial -, resultado do contributo gracioso de 12 artistas cuja vida, de uma forma ou de outra, se tenha cruzado com o Douro. 

Ler Mais
Portugal 2030: Que oportunidades para o Douro?

O início de um novo período de programação de fundos europeus foi o mote do segundo debate de um ciclo promovido pela Liga dos Amigos do Douro Património Mundial de reflexão sobre as oportunidades para dar resposta aos problemas complexos do Douro. Desta forma, a Liga continua a contribuir para uma reflexão sobre os temas centrais que se colocam ao seu desenvolvimento. Os oradores convidados e o debate suscitado sublinharam os problemas específicos do Douro e a necessidade de os instrumentos de política serem ajustados a esta especificidade e de as soluções envolverem a sociedade civil. A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considerou que a mudança do território começa no próprio território. A título de exemplo, referiu que o sonho da linha do Douro será possível porque a sociedade se uniu e mobilizou. Miguel Cadilhe, complementou, sublinhando o papel da Liga na petição enviada à Assembleia da República em defesa da linha do Douro enquanto projeto estruturante para a Região.

Ler Mais
Ciclo de debates // Novos desafios para o Douro – Portugal 2030: Que oportunidades para o Douro?

Portugal 2030: Que oportunidades para o Douro?

Num momento em que se inicia um novo período de programação de fundos europeus, a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial vai promover no Museu do Douro na Régua um segundo debate inserido no ciclo de debates “Novos Desafios do Douro”.
Terá como mote o Portugal 2030 e as oportunidades que se perspetivam para o Douro que, a exemplo de outras regiões europeias, debate-se com problemas complexos que exigem uma discussão aberta e participada.
Desta forma, a Liga pretende contribuir para uma reflexão e perspetivar soluções para alguns dos temas centrais para o Futuro da Região do Douro.

Ler Mais
Ciclo de debates // Novos desafios para o Douro – Que futuro para a ferrovia do Douro?

Que futuro para a ferrovia do Douro?

Refletir sobre os principais desafios do Douro é o mote de um ciclo de debates que a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial vai promover no Museu do Douro na Régua. A região do Douro, a exemplo de outras regiões europeias, debate-se com problemas complexos que exigem uma discussão aberta e participada, os quais devem ser discutidos sem limitações. Desta forma, a Liga pretende contribuir para uma reflexão sobre a região e perspetivar soluções para alguns dos temas centrais para o desenvolvimento da região.

Ler Mais