A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial tem vindo a dinamizar, nos últimos anos, diversas atividades de sensibilização sobre a preservação e valorização do património, entre as quais se destacam cursos de formação para professores de diferentes níveis de ensino.
A edição de 2025, uma vez mais realizada em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem como foco os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, perspetivando a Região como um Laboratório de Sustentabilidade. Este curso encontra-se acreditado na área das ciências da educação – educação e desenvolvimento, e destina-se a professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Perante o desafio global de cumprir a Agenda 2030, importa perspetivar um novo modelo de desenvolvimento comprometido com a sustentabilidade, devendo o Douro ser entendido como um laboratório vivo e ambicionar, entre outros, ser um dos primeiros Sítios Património Mundial a pensar a neutralidade carbónica.
Cumprir este objetivo exige mudanças nos comportamentos individuais e coletivos, pelo que uma aposta na educação é uma necessidade absoluta. Neste contexto, os professores devem ser os agentes da mudança rumo ao desenvolvimento sustentável, assumindo também e de forma transversal o combate às desigualdades, a promoção
dos direitos humanos e as parcerias intra e interinstitucionais.
OBJETIVOS
Este curso de formação tem como objetivos:
- Adquirir competências qualificadas de compreensão e utilização dos ODS;
- Aplicar conhecimentos sobre os ODS na prática docente;
- Implementar estratégias relacionadas com os ODS nas atividades letivas;
- Utilizar o Alto Douro Vinhateiro Sítio Património Mundial como laboratório vivo e experimental para promoção do desenvolvimento sustentável;
- Potenciar métodos de ciência cidadã e de investigação participativa, visando um ensino integrador e inclusivo ao serviço do território e da sociedade;
- Colocar o professor no epicentro da mudança em prol do desenvolvimento sustentável e do combate às desigualdades e a promoção dos direitos humanos.
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