Outubro 21, 2025

Comboio do Douro: Conversas em Movimento

25 de outubro | Viagem Régua – Pocinho a bordo do comboio

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, em parceria com a SEDES, a Fundação Casa de Mateus e o Círculo de Estudos do Centralismo, promove no próximo dia 25 de outubro a iniciativa “Comboio do Douro: Conversas em Movimento” — uma viagem-debate que convida à reflexão sobre o futuro da Linha do Douro, eixo ferroviário que une quatro Patrimónios Mundiais da UNESCO: Porto, Douro Vinhateiro, Gravuras Rupestres do Vale do Côa e Salamanca.

Programa do dia

11h00 – Ponto de encontro na Estação Ferroviária do Peso da Régua

 Viagem de comboio até ao Pocinho, com início da conversa a bordo sobre a importância da Linha do Douro e os desafios da sua reabertura.

Almoço e Debate – Taberna da Julinha, Pocinho

Almoço seguido de debate moderado por Manuel Carvalho (Jornal Público), que reunirá convidados de várias áreas para uma conversa aberta sobre a Linha do Douro, a sua reabilitação e o papel estratégico que pode desempenhar no desenvolvimento e na conectividade do território.

17h00 – Viagem de regresso de comboio à Régua

19h00 – Apresentação do livro da SEDES “Ambição: Impostos mais simples, melhor economia”
Bar “O Libatio”, Peso da Régua. Com a participação de Álvaro Beleza

21h30 – Espetáculo “Malvasia Fina e Outros Delírios”

Fundação Casa de Mateus, Vila Real – Momento cultural sob o signo da poesia, criado pelo escritor e músico Pedro Braga Falcão, cujo humor e criatividade prometem encerrar o dia com inspiração e energia renovadas.

Esta primeira edição pretende relançar o debate público sobre o papel estratégico da ferrovia no desenvolvimento regional, reforçando a coesão territorial e valorizando o património duriense. A viagem de comboio torna-se símbolo de um território em movimento, que olha o passado para projetar o futuro.