Setembro 26, 2025

Encontro Nacional da FAMP: Associações e Património em Rede

by admin in EVENTOS, NOTÍCIAS, PROJETOS

A Liga dos Amigos do Douro Património Mundial participou no Encontro Nacional da Federação das Associações de Amigos de Museus de Portugal (FAMP), que teve lugar no Museu do Douro, de 26 a 28 de setembro, e que reuniu dezenas de associações e entidades ligadas à preservação e promoção do património cultural em Portugal.

A sessão de abertura contou com a presença de Alexandre Pais, Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., e de Helena Gil, em representação da Associação dos Amigos do Museu do Douro.

A Liga esteve representada pelo seu Presidente, que apresentou uma intervenção centrada no papel determinante da sociedade civil na preservação e valorização do Douro, enquanto paisagem cultural evolutiva e viva inscrita na Lista do Património Mundial da UNESCO. A comunicação sublinhou a importância da participação cívica, da cooperação institucional e da ação associativa na construção de estratégias de longo prazo para a proteção, dinamização e transmissão deste legado às gerações futuras.

A presença da Liga neste encontro reforça a sua missão de defender e promover o Douro enquanto território patrimonial, bem como a necessidade de criar redes de colaboração entre organizações que partilham o mesmo propósito.