Save the date: 13 de dezembro | Quinta da Faísca, Alijó
No próximo dia 13 de dezembro de 2025 terá lugar a segunda Assembleia Geral da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, a decorrer na Quinta da Faísca — recentemente distinguida nos “Best of Wine Tourism 2026”.
O evento será dedicado a uma nova geração que escolheu o Douro para viver, trabalhar ou investir, dando continuidade ao percurso iniciado em 2025 pela Liga, que teve expressão pública na assembleia de março passado.
Cada participante será convidado a responder a duas perguntas simples, mas essenciais:
- Porque escolheu o Douro?
- Que ideia considera essencial para promover o desenvolvimento da região?
As intervenções estarão organizadas em três sessões simbolicamente designadas — Ruby, Tawny e Vintage — que irão reunir jovens empreendedores e profissionais de diferentes áreas de atividade, propostos pelos participantes das iniciativas anteriores.
Cada uma destas sessões será moderada por uma personalidade convidada:
- Arlindo Cunha, anterior Presidente da CCDR-N;
- Jorge Dias, gestor e membro da candidatura do Douro a Património Mundial;
- Vila Cova, gestor e associado da Liga.
Com esta iniciativa, a Liga pretende fortalecer um espaço de escuta mútua, partilha genuína e inspiração, onde cada testemunho contribui para a construção de uma visão coletiva e ambiciosa para o futuro do Douro.
Esta nova geração de durienses — por nascimento ou por escolha — demonstra que é possível inovar com identidade e empreender com sentido de lugar.
O trabalho em curso terá continuidade: em dezembro de 2026, a Liga espera apresentar um manifesto colaborativo com as ideias e propostas destes jovens que acreditam num Douro vivo, sustentável e com futuro.
© Fotografia: Quinta da Faisca